Melhores dicas de controle financeiro empresarial para aplicar hoje

O controle financeiro empresarial é fundamental para que a empresa possa permanecer de maneira firme no mercado competitivo, logo é crucial que o gestor tenha total conhecimento à respeito de todas as entradas e saídas de recursos, para que quando sinta que as finanças não andam bem possa tomar medidas que possibilitem para a empresa a continuidade de suas atividades. 

 

Apesar de ser uma atividade essencial, observar o andamento das finanças ainda parece ser uma atitude distante das organizações brasileiras, visto que apenas pouco mais de 40% dos gestores costuma acompanhar o andamento de suas receitas e despesas de forma regular. 

 

Outro dado preocupante é o de que somente 23% dos empresários costuma separar as finanças empresariais das suas pessoais. Sendo assim, neste artigo você poderá conferir algumas dicas para ter um maior controle financeiro na sua empresa, evitando, dessa forma, que o seu negócio possa sofrer algum problema mais grave no futuro como o endividamento e uma potencial falência. 

 

controle-financeiro

 

Controle financeiro empresarial e competitividade 

Controlar as finanças está diretamente ligado a competitividade da empresa: vamos imaginar que existam duas empresas – A e B – que trabalham no mesmo ramo de atuação em uma mesma cidade, sendo, portanto, concorrentes diretas uma com a outra. A empresa A costuma verificar regularmente todos os aspectos ligados às entradas e saídas de recursos, enquanto a empresa B não tem essa mesma preocupação. De maneira geral, a empresa A tem chances infinitamente maiores de obter maior lucro e crescer no mercado do que a empresa B, que por sua vez tem uma grande tendência de não conseguir se manter no segmento de atuação por muito tempo. 

Medidas simples para uma boa gestão financeira podem ser aplicadas em quaisquer empresas periodicamente, fazendo com que o gestor possa ter total controle referente a todas as entradas de recursos e saídas em forma de despesas. A seguir, se pode conferir algumas dicas importantes para a gestão financeira em pequenas empresas:

 

1. Faça um diagnóstico da situação atual da empresa

Antes de tomar qualquer atitude é importante que o empresário saiba qual a situação atual de sua empresa, levantando dados que ajudem a responder questionamentos como “é capaz de pagar todos os custos mensais?”, “obteve bons lucros nos últimos meses?” e “possui alguma reserva financeira de emergência?”. Dessa forma, poderá identificar problemas existentes e traçar planos que almejam a resolução de tais problemas. 

 

2. Registre todas as movimentações financeiras

A segunda dica mesmo sendo simples não é seguida pela maioria das empresas brasileiras. Se você é microempreendedor e sonha em ver seu negócio crescendo e atingindo novos mercados, é necessário que registre desde já todas as movimentações financeiras realizadas pela sua empresa. Não importa se é um valor pequeno, registre absolutamente tudo, afinal não custa nada e você ainda pode realizar essa tarefa com o auxílio de softwares de planilhas eletrônicas que realizam todos os cálculos automaticamente.  

Com o tempo você perceberá que o fato de registrar todas as movimentações lhe dará a possibilidade de identificar mais facilmente potenciais problemas, identificando também aspectos em que seja possível efetuar cortes de gastos desnecessários. 

 

3. Utilize o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta bastante simples de ser implementada e bastante importante para o gestor ter total conhecimento sobre todas as movimentações financeiras efetuadas. Através de um fluxo de caixa bem elaborado e organizado, será possível não apenas garantir a realização de todas as operações necessárias para o funcionamento do negócio, como também tomar decisões fundamentadas na ferramenta. 

 

4. Projete o futuro

Outra dica importante para lhe ajudar a ter sucesso no seu empreendimento é realizar projeções futuras, tendo em vista que o futuro da empresa é tão importante quanto o seu presente. Nessas projeções você poderá simular vários cenários de situações que a sua empresa possa enfrentar no futuro e se preparar para cada um desses cenários. 

É importante que o empreendedor reconheça que sua empresa pertence a um ambiente mais amplo, sendo assim, converse com outros empresários, assista ao noticiário regularmente, troque ideias e busque antecipar possíveis oportunidades ou desafios para sua empresa e enfrente-os.

 

5. Crie um plano de redução de custos

Depois de seguir as dicas para obter o controle financeiro da sua empresa é hora de buscar reduzir custos. Para isso crie um plano claro de redução de custos operacionais, verifique de que forma e quanto cada setor na empresa contribui para o aumento de lucro e quanto contribuem para o aumento nas despesas. Após isso, trace metas de redução gradual nos custos visando excluir apenas aqueles que não agregam positivamente no desempenho do negócio. 

 

6. Esteja atento às informações contábeis 

A última dica que pode ser aplicada na sua empresa é fazer uso de informações contábeis, através, por exemplo, de um sistema de gerenciamento de notas fiscais, em que você terá total controle de todas as operações financeiras realizadas pela sua empresa. 

 

Controle financeiro: importância de implementar

A rotina de controle financeiro é muito importante para atingir altos índices de crescimento empresarial, visto que é através dessa rotina que o empreendedor poderá tomar as melhores decisões baseadas na saúde financeira; proporciona segurança visando evitar endividamentos; além da possibilidade de reduzir custos desnecessários no desempenho das atividades da empresa. 

 

Use um bom gerenciador de notas fiscais

Quando se tem um gerenciador de notas fiscais, a empresa poderá emitir NFe eletrônicas de forma automática e simplificada para diferentes CNPJs, possibilitando também maior agilidade e que os colaboradores possam se dedicar a outras atividades. 

 

vinicius ferrares

vinicius ferrares

SOBRE O BLOG

o BUSINESS LOGO DESIGN, é um blog feito por designers apaixonados para designers e pessoas que se identificam com a área de criação, sejam bem vindos !

POSTS RECENTES